CLIPPANDO

28/08/2009

O dia em que um perfume parou o trânsito

Filed under: Uncategorized — iemeclipping @ 11:53

Frasco em forma de granada deixado na ponte do Limão levou polícia a interditar uma pista da via por duas horas

Com notas aromáticas “cítricas” e “amadeiradas”, o perfume francês Arsenal Black, com seu frasco em formato de granada, tem “presença impactante”, segundo a propaganda de seu importador. Na manhã de ontem, o produto causou, de fato, grande impacto em São Paulo: parou o trânsito na ponte do Limão (zona norte).
O perfume foi deixado na passagem de pedestres da ponte. Um homem que passava por lá notou o objeto fincado no vão de um poste e avisou a polícia. Em alguns minutos, parte do local foi isolada por mais de duas horas, com a suspeita de que se tratava de um atentado.
O trânsito foi bloqueado das 10h às 12h na pista do sentido bairro, causando 5,4 km de lentidão entre o Anhembi e a ponte da Freguesia do Ó, o que é atípico para o horário.
Uma equipe da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) foi para lá organizar desvios de rota. Os bombeiros apareceram. A Tropa de Choque também. O delegado do 13º DP, da Casa Verde, chegou com um colega. Já eram cerca de 15 homens quando, passada uma hora do bloqueio no trânsito, o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais, da elite da Polícia Militar) chegou.
Um agente do Gate, paramentado com roupa e capacete especiais, à prova de bomba, recolheu a suposta granada. Fotografou o objeto e notou que em sua ponta havia um spray. Fim do sufoco.

Sândalo
Segundo o delegado Renato Fernandes, o frasco estava com perfume pela metade quando foi encontrado. O produto foi levado ao 13º DP para averiguação. “Todo o pessoal do Gate saiu perfumado da delegacia”, ele conta. Em seguida, a embalagem foi enviado para o Instituo de Criminalística para análise mais detalhada.
A imagem do produto logo ganhou a TV e a internet, para alegria do empresário Jacob Nir, importador da marca no Brasil. “Foi uma boa propaganda, né? Pena que não pensamos nisso antes, porque é um ótimo marketing. Acho que perdemos dinheiro”, diz ele, que diz vender, por ano, cerca de 20 mil unidades no país do perfume masculino, disponível nas versões “black” (preto), “red” (vermelho) e “blue” (azul) -além do “white” (branco), feminino.
O preço médio do vidro com 100 mililitros nas lojas brasileiras é de R$ 100.
Para Jacob, o formato “explosivo” torna o produto “mais atraente”. Uma peça de propaganda, em que um modelo aparece mordiscando o lábio inferior, reforça esse conceito: “O frasco em formato de uma granada exemplifica o efeito que a fragrância provoca”.

Mesmo na dúvida
O delegado Fernandes diz que logo desconfiou de que a granada não fosse verdadeira. “Vendo ali, de longe, não parecia granada mesmo. Mas a Polícia Civil não pode ficar inerte. O isolamento é necessário, até que tudo seja esclarecido.”
A Polícia Militar diz que o Gate não concede entrevistas sobre suas operações com explosivos para não incentivar ações semelhantes.
Já Fernandes afirma que o caso está sendo investigado -a impressão inicial é que foi uma brincadeira de mau gosto.
Ele diz que o homem que chamou a polícia relatou que o frasco foi colocado ao lado do poste por dois jovens, que saíram em seguida correndo sobre a ponte, que passa sobre a marginal do rio Tietê -cujas notas aromáticas também são bastante conhecidas.
Fernandes diz que sua equipe procurava ontem pistas da dupla que, segundo a testemunha, arquitetou a ação. Imagens de câmeras de segurança de empresas da região, diz ele, deverão ser avaliadas.
Por enquanto, pouco se sabe sobre os suspeitos. Ambos, diz, usavam calças jeans e camisetas brancas.
Texto de divulgação do perfume, divulgado à noite pelo importador, de olho na oportunidade gerada pela repercussão do caso, dá algumas pistas do perfil do usuário da fragrância: o perfume é consumido por “homens de caráter forte e criativo”, interessados em “marcar momentos e pessoas”.

Fonte: Folha de S. Paulo

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